O que dizemos na Oração

O QUE DIZEMOS NA ORAÇÃO 

Irmãos no Islam! A oração nos prepara para a 'Ibáda, para servir e obedecer a Deus. Mesmo que vocês não compreendam o significado completo das palavras que recitam, isto lhes ajuda a manter vivos em seus corações o temor a Deus e a consciência de que Ele está com vocês em todo lugar e que Ele os está protegendo; isto ajuda a lembrar-lhes, também, que um dia vocês, junto com toda a humanidade, terão que comparecer perante Deus para prestar contas de suas vidas. A oração mantém sempre renovada a consciência de que vocês são servos de Deus, e tão somente de Deus, e de que é somente a Deus que devem obediência e adoração.

É desnecessário ressaltar que esta fé é tanto mais profunda quando vocês conhecem integralmente o sentido das palavras que estão recitando na oração. Então, o poder da oração é capaz de reformular suas vidas completamente – em pensamentos, em palavras e em acção.

É, portanto, importante saber o significado que vocês dizem nas suas orações. 

Azan (o chamado) e Seus Efeitos 

Vejamos primeiro o Azan, com o qual vocês são convocados cinco vezes por dia com as seguintes palavras:

Allahu akbar, Allahu akbar

Deus é Maior, Deus é Maior. 

Ach-hadu an la ilaha illal-lah

Presto testemunho de que não há outra divindade além de Deus.

Ach-hadu anna Muhamadan Rassulul-lah

Presto testemunho de que Mohammad é o Mensageiro de Deus. 

Haiya Alas salat

Vinde à oração. 

Haiya Alal falah

Vinde para a salvação. 

Allahu akbar, Allahu akbar

Deus é Maior, Deus é Maior. 

La ilaha illal-lah

Não há outra divindade além de Deus. 

Como é forte o chamamento e como são bonitas as palavras! Elas nos lembram constante e energicamente como são falsas as alegações de grandeza feitas por outros seres. Na terra e nos céus só há um ser digno de adoração. E somente no culto a Ele reside a nossa salvação neste mundo e no outro. Quem pode deixar de se comover ao ouvir essa voz? Como pode alguém que tenha fé no coração, ouvir um chamamento tão poderoso sem querer correr e curvar-se diante do seu Senhor? 

Wudú (Ablução) 

Ao ouvir o chamado de Azan, vocês se levantam e vão se lavar. O que isto demonstra? Os faz compreender que apresentar-se para uma audiência com o Senhor do Universo é muito diferente de tudo o mais que praticam. A não ser que estejam limpos, de roupas limpas, tenham feito a ablução, não serão dignos de se apresentarem a Ele. Por isso, durante as abluções, ao lavarem os seus membros, vocês recordam constantemente de Deus. Após terminá-las, vocês recitam a prece ensinada pelo mensageiro de Deus (SAAS) Assim, não somente os seus membros mas também os seus corações são lavados. Vejam as palavras dessa oração:

Ach-hadu an lá ilaha illa-lah wahdahu la charika lah, wa ach-hadu anna Muhamadan 'abduhu wa rassuluh

Presto testemunho de que não há outra divindade além de Deus, único, sem parceiros, e presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. 

Allahumma ij'alni minat tauwabina wa ij'alni minal mutah-harin.

Ó Deus, faze de mim um daqueles que se arrependem e me mantem puro.

Niya (Intenção)

Depois disso, vocês se põem para praticar a oração. Seus rostos estão voltados para a quibla (Makka). As primeiras palavras que pronunciam são: 

Allahu akbar

Deus é o Maior. 

Proclamando a soberania d'Ele sobre todas as coisas, vocês levantam as mãos até as orelhas como se estivessem renunciando a este mundo e a tudo que nele existe. Em seguida, vocês colocam as mãos u direita sobre a esquerda, colocando-se de pé e reverentes perante o seu Senhor. A seguir, pronunciam as seguintes submissões:

Tasbih (glorificação)

Glorificam e louvam a Deus da seguinte maneira: 

Subhanaka allahumma wa bihamdika wa tabáraka ismuka wa ta'ala jadduka wa la iláha ghairuka.

Glorificado sejas, ó Deus, e louvado sejas. Abençoado é o Teu nome e a Tua Majestade. Não há outra divindade além de Ti. 

Tauwuz (buscando refúgio) 

Agora vocês buscam a protecção d'Ele: 

Auzu bil láhi mina chaitanir rajim

Busco refúgio em Deus contra o maldito Satanás.

Bismillah (em nome de Deus) 

Então, buscam Sua bênção e ajuda, invocando o Seu nome: 

Bismil Láhir Rahmanir Rahim

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. 

Hamd (louvor) 

Vocês O louvam, agradecem a Ele e pedem orientação para as suas vidas. Isto é o que fazemos ao recitarmos a Surata da Abertura (Surat Al Fátiha) do Alcorão. 

Alhamdu lil láhi rabbil 'alamin

Louvado seja Deus, Senhor do Universo. 

Ar-rahmanir Rahim

O Clemente, o Misericordioso. 

Máliqui yaumid din

Soberano do Dia do Juízo. 

Iyaka na'budu wa iyaka nast'ain

Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda. 

Ihdinas siratal mustaquim

Guia-nos à senda reta. 

Siratal lazina an'amta 'alaihim

A senda dos que agraciaste. 

Ghairil Maghdhubi 'alaihim waladh dhálin

Não a dos abominados, nem a dos extraviados.

Amén! 

A leitura Alcorânica 

Em seguida, vocês recitam alguns trechos do Alcorão, cada um dos quais é pleno de sabedoria e beleza. Alí há instruções, admoestações e lições, assim como directrizes para guiar vocês para o caminho recto pelo qual acabaram de recitar a Surata da Abertura. Vejamos o significado de alguns de tais trechos que são frequentemente incluídos nas suas orações: 

"Wal 'asr. Innal insána lafi khusr. Illal-lazina ámanu wa'amilus-sáliháti watawássau bilhacqui watawássau bis-sabr." (Suratul 'Asr)

"Pela era, que o homem está na perdição. Salvo os crentes, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança!" (103ª:1-3)

Esta surata nos ensina que a única maneira que o homem tem para se salvar do prejuízo, do fracasso e da destruição, é adquirindo fé e praticando boas acções. Além disso, os crentes devem formar um grupo no qual se empenham em conjunto e ajudam-se mutualmente a permanecerem leais à causa da verdade. 

"Ara-aital lazi yucazzibu bid din. Fazálikal lazi yadu'úl yatim wala yahudh'ú 'ala ta'ámil misquin. Fawailon lilmussalin llazina hum 'an salátihim sáhun allazina hum yurá'un wa yamna'únal má'aun."(Suratul Má'un)

"Tens reparado em quem nega a religião? É quem repele o órfão, e não estimula (os demais) à alimentação dos necessitados. Ai, pois, dos praticantes das orações, que são negligentes em suas orações, que as fazem por ostentação, negando-se, contudo, a prestar obséquios!" (107ª:1-7)

Esta Surata nos ensina que sem fé na Outra Vida, que é a base de Islam, jamais poderemos andar na senda de Deus e cumprir nossos deveres para com os nossos semelhantes. Além disso, uma fé que não leva ao compartilhamento responsável e bondoso com outros, não é uma fé verdadeira. 

"Wailun liculli humazaten lumazah, allazi jama'a málan wa 'addadah. Ayahsabu anna málhu akhladah. Kalla layunbazanna fil hutamah. wa má adráca mal hútamah. Nárul Láhil múadah, allati tatáli'u 'alal áf-idah. Innaha 'alaihim mu'sadah fi 'amaden mumad-dadah." (Suratul Húmaza)

"Ai de todo o difamador, caluniador, que acumula riquezas e as entesoura, pensando que as suas riquezas o imortalizarão! Qual! Sem dúvida que ele será precipitado naquilo que consome. E o que te fará entender o que é aquilo que consome? É o fogo de Deus, aceso, que abrasará os corações. Em verdade, isso será desfechado sobre eles. Em colunas estendidas!" (104ª:1-9):

Esta Surata, mais uma vez, nos instrui sobre importantes atitudes sociais. Ela castiga aqueles que costumam caluniar aos outros, espalhando falsidade sobre eles. O apego à riqueza mundana é o que nos leva a tratar os outros com menosprezo. Mas a tais riquezas teremos que deixar para trás, para revê-las somente como um fogo que nos abrase os corações.

Em outras palavras, quaisquer que sejam as Suratas ou Versículos do Alcorão que venham a recitar durante as orações, delas receberão algum tipo de instrução ou orientação ou determinação dos mandamentos de Deus que vocês devem seguir.

Ruku': Curvar-se

Após recitar tais instruções, vocês dizem Alláhu Akbar e curvam-se (ruku'). Ao dobrarem os corpos diante do seu Senhor, apoiando as mãos sobre os joelhos, vocês repetem (três ou cinco ou ainda sete vezes):

Subhana Rabbiyal-'azim.

Glória ao meu senhor, o Magnífico 

Então voltam a posição em pé e dizem: 

Sami'al láhu li man hamidah.

Deus ouve aquele que O louva.

Sujud: Prostração

Então dizendo novamente Alláhu Akbar, vocês se prostam com a testa apoiada no solo, e recitam repetidamente:

Subhana Rabbiyal-a'la.

Glória ao meu Senhor, o Altíssimo 

At-tahiyyat: Saudação 

Então levantam as suas cabeças dizendo Alláhu Akbar, sentam-se respeitosamente e dizem:

At-tahiyyatu li 'llahi wa 's-salawatu wat-tayyibat.

A Deus pertencem todas as saudações de louvor, todas as orações, todas as boas acções.

As- salamu 'alaika aiyuhan-nabiyu wa rahmatul láhi wa barakátuh.

A paz esteja contigo ó Profeta, e a misericórdia de Deus e Suas bençãos.

As-salamu 'alayna wa 'ala' ibadil láhis-sálihin.

A paz esteja com todos nós servos fieis de Deus.

Achhadu an la ilaha illal Lah wa achhadu anna Muhammadan 'abduhu wa rasuluh.

Eu testemunho que não há outra divindade além de Deus e testemunho que Mohammad é Seu servo e Mensageiro.

Ao prestarem, esse testemunho, vocês levantam o primeiro dedo: isto simboliza a renovação do seu juramento e compromisso para a vida de testemunho que devem viver. Ao pronunciá-lo, precisam dedicar-lhe atenção especial para dar-lhe ênfase. 

Salat 'alan-nabiy: Bênção Sobre o Profeta 

Em seguida vocês clamam por bençãos ao Profeta Mohammad (SAAS):

"Allahumma salli 'alá Muhammadin wa 'alá áli Muhamadin, camá sallaita 'alá Ibrahima wa 'alá áli Ibrahima Innaka hamidon Majid. Wa bárik 'alá Muhamadin wa 'alá áli Muhamadin, camá bárakta 'alá Ibrahima wa 'alá áli Ibrahima, fil álamina Innaka hamidon Majid.

Ó Deus, agracie Mohammad e seus familiares, assim como agraciaste Abraão e seus familiares. Em verdade, Tu és Laudabilíssimo, Munificente!. Ó Deus! Abençoe Mohammad e a seus familiares como abençoaste Abraão e seus familiares. Em verdade, Tu és Laudabilíssimo, Munificente!.

Buscando a Protecção 

Toda oração é um ato de prece, mas já no seu final, vocês fazem uma invocação especial procurando a proteção d'Ele para todos os males que os possam afligir. 

"Allahumma inni aúzu bika min 'azábi jahannam, wa min 'azábil cabri wa aúzu bika min charril Masihid dajjal wa aúzu bika min fitnatil mahya wal mamát wa dhala'id dain wa ghalabatil rijál". 

"Ó Deus! Busca a Tua protecção do castigo no inferno, e busco a Tua protecção do castigo no túmulo, e busco a Tua protecção dos males do falso Cristo, e busco a Tua protecção das provações da vida e da morte, e busco a Tua protecção do peso da divida e da dominação dos homens." 

Salam: Saudações 

Ao recitar o Duá acima, se completa a oração. Então preci-sam deixar a audiência do seu Senhor. Como fazê-lo? A primeira coisa que devem fazer ao retornar, é voltar suas cabeças para a direita e para a esquerda e pedir pela segurança de todos os presentes e de tudo que existe no mundo 

As-salámu 'alaykum wa rahmatul lah. 

A paz e a misericórdia de Deus estejam com vocês. 

Isto simboliza as boas novas que vocês trouxeram ao mundo na volta da sua audiência com Deus. 

A oração acima descrita é aquela que vocês fazem ao alvore-cer, antes de começar o seu dia normal de trabalho. Ao meio-dia vocês se apresentam a Ele novamente. Pelo entardecer, vocês oferecem a mesma oração novamente e a repetem outra vez assim que o sol se puser. Finalmente, antes de se recolherem para dormir, vocês se apresentam pela última vez perante o seu Senhor.

Duá Cunut 

A parte que encerra essa oração consiste do witr. Na última rak'a do dia, que termina com uma soma ímpar das rakát rezadas (durante o dia), vocês fazem um pacto importante e abrangente com o Senhor de vocês. Este é chamado de Duá Cunut. O significado dele é afirmação de humildade, subserviência e serviço pe-rante Deus. Ouçam cuidadosamente as palavras com que vocês fazem esse pacto: 

"Allahumma inna nasta'inuka wa nastaghfiruka wa lá nakfuruka wa nu' minu bika wanakhla'u man yafjuruka" 

"Ó Deus! Buscamos a Tua ajuda; procuramos o Teu perdão; não Te negamos; cremos em Ti e abandonamos a todos aqueles que Te desobedecem." 

"Allahumma iyyaka na'budu wa laka nusalli wa nasjudu wa ilaika nas'á wanahfidu. Narjú rahmataka wa nakhachá 'azábaka, inna 'azábaka al jidda bilkuffári múlhik..." 

"Ó Deus! Só a Ti adoramos. Para Ti somente dirigimos nossas preces e só diante de Ti nos prostramos. Todos os nossos empenhos e esforços são dirigidos para Ti, todas as nossa metas são centradas em Ti. Esperamos a Tua misericórdia e tememos Teu castigo. Certamente o Teu castigo severo só recairá sobre os incrédulos." 

A Formação do Carácter 

Irmãos! O chamado de Azan os conclama cinco vezes ao dia à presença do Senhor do universo; cinco vezes ao dia vocês largam tudo para acorrerem a Ele; antes de cada oração vocês purificam seus corpos e almas pelo wudu'; e vocês tem plena cons-ciência do significado das coisas que dizem durante as orações. Em tal situação é inevitável que o temor de Deus surja nos seus corações, de que vemos a sentir vergonha de infringir os mandamentos de Deus, de que seus pecados irão sobrecarregar as cons-ciências de vocês? Como, então, ao voltarem ao trabalho após as orações, vocês podem justificar quando mentem, agem desonestamente, usurpam os direitos alheios, aceitam ou oferecem su-borno, pagam ou cobram juros, e cometem actos indecentes ou ilegais? E como, depois de fazer qualquer uma dessas coisas, podem vocês voltar à presença de Deus na oração seguinte e seriamente reafirmarem obediência a Ele? Dizem compenetrados trinta e seis vezes por dia, "Só a Ti adoramos, Só de Ti imploramos ajuda", e depois disso pedem favores de outros através de invocações?

Compreendido e realizado correctamente, a oração contribui para melhorar o seu moral, e, onde necessário, modificar fundamentalmente as suas vidas. É por isso que Deus enfatiza: "A oraçãopreserva (o homem) da obscenidade e do ilícito" (29ª:45) Se ela não faz isso, a razão está em vocês, e não na oração. Não é por falta de sabão e água que o carvão continua negro.

Talvez um grande obstáculo à oração funcionar como purifi-cadora, é a de não a compreenderem inteiramente ou de não prestarem atenção séria às palavras que recitam em árabe. Um pouco mais de esforço em decorar estas recitações na nossa própria língua pode trazer um resultado positivo e rico.   fonte

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o Alcorão

O Termo Semita Quem São os Verdadeiros Donos da Terra?