É recomendável mudar de nome quando se converte ao Islam

Em princípio, não é necessário mudar o nome, pois os companheiros do Profeta (que Allah esteja satisfeito com todos eles), quando entravam no Islam, mantinham seus nomes árabes ou não árabes, exceto quando houvesse um nome cujo significado fosse repulsivo ou inaceitável para o Islam.

É necessário mudar de nome nos seguintes casos:

  1. Quando o nome significar adoração a outra divindade ou que contenha um significado contrário à fé:
Por exemplo, quando o que se converte tem um nome como ‘abdul-Masih (adorador/servo do Messias), ‘abdun-Nani (adorador do Profeta) ou shenuda (filho de Allah), que Allah nos proteja da idolatria!
Ou ser chamado por um dos nomes de Allah, os quais contenha um de Seus atributos exclusivos.
Como se chamar: Rei dos reis ou similares.
  1. Quando o nome significa algo sujo ou inaceitável
Allah, o Altíssimo, proíbe tudo o que é prejudicial tanto os alimentos e bebidas como nos demais âmbitos da vida, inclusive usar nomes desagradáveis ou com significados negativos após a conversão ao Islam. Allah disse: “Que péssimo é vos comportardes como corruptos (difamando e colocando apelidos ofensivos) após haverdes sido agraciados com a fé!” (Alcorão, Hujuraat, 49: 11). Nestes casos, muda-se o nome por outros que não tenham significados ou conotações similares, para, assim, livra-se da confusão proibida no Islam.

É recomendável mudar o nome quando:

O novo nome é dos mais amados por Allah, como ‘Abdullah, ‘Abd Rahman e todo aquele que englobe os significados da adoração a Allah ou agradecimento a Ele. E isto é igualmente recomendável aos muçulmanos que nascem na religião e os convertidos.
  • É lícito mudar o nome ainda que não haja motivo, como usar um nome árabe, mesmo não sendo recomendável ou algo aconselhado pelo Islam.
  • tutorial completo

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o Alcorão

O Termo Semita Quem São os Verdadeiros Donos da Terra?